domingo, 8 de novembro de 2009

Um brinde aos vencedores

Meu pai sempre disse que para vencer na vida é necessário estudar, trabalhar, dar duro, etc. E verdade que quando somos crianças nao temos muita noçao sobre o que é o significado de todo esse papo e sempre achamos que os pais estao é pegando no nosso pé. Quando crescemos um pouco, começamos a ter uma noçao de grana e que é preciso trabalhar pra ter e gastar.
Na adolescencia, a maioria de nós cria uma idéia de vencedor. Ah, o vencedor é o cara que pega 10 meninas em tal micareta; ah o vencedor é o nego que tem tal banda, etc...
Quando o jovem passa no vestibular, começa a trabalhar, a ter uma grana, pra ele vencer é ficar o mais rico que puder, o mais rápido possível.
O adulto tem a idéia que quanto mais rápido conseguir aposentar, melhor vai viver , isto é, sem preocupaçoes e dores de cabeça. Esse é seu modelo de vencedor.
Ao envelhecer o homem vai se lembrar de quantas oportunidades ele perdeu ao londo de sua vida e se arrependirá da maioria. Vencer na vida é relativo em vários aspectos e, é claro, depende das pessoas, afinal, ninguem é igual a ninguem.
Meu modelo de vencedor é o cara que conseguiu passar por todas etapas da vida e, ao final dela, nao se arrependeu de ter a vivido. Afinal, todos somos sucessíveis ao erro e o que conta no final das contas nao é quantas vezes voce respirou, mas os momentos que tiraram seu folego.



domingo, 11 de outubro de 2009

Música

Boa noite.

Como esta é minha primeira postagem nesse blog vou escolher um assunto de que a maioria gosta e de que pessoalmente adoro: a música. Hoje tava procurando sobre as origens da música eletronica na wiki e me deparei com a bossa nova. Fiquei intrigado sobre como esse ritmo brasileiro foi dar origem a uma musica tao americanizada. Entao me dei conta de que a música por si só está se tornando universalizada, sem fronteiras. De fato, a mistura de ritmos típicos e clássicos às vezes pode dar certo, como é o caso do jazz e samba, na década de 60, dar origem à bossa nova. Conheço gente que diz que a musica está morta, morreu no século passado. Eu discordo. Acho que a geraçao atual tem mesmo é que experimentar todo tipo de mistura cultural. E lógico que nem todas experiencias darao certo, mas devemos das continuidade ao processo evolutivo da arte. Artistas devem criar e nós criticarmos suas criaçoes e devaneios, pois assim estaremos separando o que tem qualidade e o que é por si só consumível. O que é consumível desaparece rapido, é natural. O que está acima disso, num patamar mais alto da arte, concerteza permanecerá vivo. Alguem disse um dia que
"Música é uma forma de estar mais próximo de Deus."
Eu concordo, pois uma coisa tao bela só pode ser divina.